contraceptive-pills-900-600

Esquece-se de tomar a pílula

Esquece-se de tomar a pílula

Cara leitora, é daquelas mulheres que elegeu a pílula como o seu método contraceptivo, mas esquece-se frequentemente de a tomar? Este artigo vai ajuda-la.

Em primeiro lugar, não se martirize muito. Não é a única. Um ou outro esquecimento é normal e já aconteceu a todas as mulheres que escolheram este método.

Porém, se o esquecimento é recorrente, talvez seja melhor repensar a questão e escolher um método contraceptivo mais indicado para si.

Existem vários métodos não diários que, quando utilizados corretamente têm igualmente uma elevada eficácia:

– Adesivo transdérmico: é de aplicação semanal e é constituído por hormonas, o estrogénio e o progestagénio, que são libertadas para a corrente sanguínea, através da pele;

– Anel vaginal: é de aplicação mensal, também este liberta doses diárias de estrogénio e progestagénio, inibindo a ovulação;

– Contracepção hormonal injetável: consiste numa injeção trimestral de uma dose de hormonas de progestagénio, que será depois libertado gradualmente na corrente sanguínea.

– Contraceptivos de longa duração:

            – Implante hormonal: contém um progestagénio e não contém estrogénio. É normalmente aplicado por baixo da pele do braço e tem até 3 anos de eficácia.

            – Sistema intrauterino: contém um progestagénio que se liberta diariamente no útero. Sem estrogénio. Tem até 5 anos de eficácia.

Estes são alguns dos métodos contraceptivos disponíveis. Contudo, cara leitora, lembre-se que apenas um médico a poderá aconselhar sobre qual o mais indicado para si.

Mas, se ainda assim, é das que prefere a pílula, que, por sua vez lhe foi obviamente receitada por um médico, vou deixar-lhe algumas dicas para que não se esqueça de a tomar:

  • Em primeiro lugar, deve ter a noção de que a pílula se toma diariamente e sempre (mais ou menos) à mesma hora;
  • Depois, deve decidir se prefere tomar logo pela manhã, ou à noite. (Qualquer outro horário fora deste não é prático e dará mais azo a esquecimentos);
  • Escolhido o horário deve associar a toma a algo da sua rotina: se for de manhã, pode ser depois de lavar os dentes, por exemplo. Se for à noite, pode ser ao deitar.

Julgo que o momento mais prático é à noite, ao deitar. Pois, se acontecer esquecer-se, pode ainda, eventualmente vir a lembrar-se antes de adormecer e tomar o comprimido sem que o atraso provoque a ineficácia do método.

Esta rotina é importante porque se trata de um método de toma diária, repito, cujo esquecimento pode comprometer a sua eficácia:

            – Se ocorrer o esquecimento de um único comprimido e se o atraso for inferior a 12 horas, o comprimido esquecido deve tomar-se assim que se aperceba e a toma diária deve prosseguir até ao final. O esquecimento neste caso não compromete a eficácia da pílula.

           – Se já tiverem decorrido mais de 12 horas, a eficácia pode estar comprometida e nestes casos deve usar-se temporariamente outro método contraceptivo.

Todavia, se as dicas que sugeri – e que são do conhecimento geral, eu sei! – não forem suficientes para a minha leitora, proponho ainda uma solução, que não vou chamar de emergência, para não confundir com a contracepção de emergência, que é outra coisa.

Chamo a esta última dica, o procedimento auxiliar do método:

            – Para as mulheres que se esquecem habitualmente da toma diária da pílula e não optam por nenhum outro contraceptivo, sugiro que passem a transportar convosco na carteira, uma embalagem extra, especificamente para os esquecimentos inferiores a 12 horas. Mas, quem optar por seguir esta dica deve fixar (ou anotar) o dia do mês em que começou a toma, pois vão sobrar comprimidos naquela embalagem, que a poderão vir a confundir.

            Esta solução não impede o esquecimento, mas pode ajudar a resolver as consequências do mesmo.

            Se, por outro lado, se aperceber que recorre muitas vezes a este “procedimento auxiliar”, considere em mudar a hora que estabeleceu para a toma, ou considere mudar de método contraceptivo.

Se pretender ficar a saber mesmo tudo sobre contracepção, sugiro que consulte o site: contraceção.pt

Classificar

Etiquetas:



'Esquece-se de tomar a pílula' sem comentários

Escreva um primeiro comentário!


Quer deixar o seu comentário?

O seu email não será publicado.


Para mais informação contacte para o email cristina@vaidadesempreconceito.com