towel-860325_1920

Importância da desmaquilhagem

A importância da desmaquilhagem

aqui vos falei da importância da maquilhagem. Foi um post que muito vos interessou, eu sei, nada temam em admiti-lo. Mas, se naquele artigo vos disse o quão importante é para mim a maquilhagem, hoje vou dizer-vos o quão importante é para todas nós a desmaquilhagem. Todo o indivíduo que se maquilha tem o dever e a obrigação de se desmaquilhar.

Dito assim, parece um mandamento, mas é mesmo esse o objetivo. (Qualquer dia escrevo-vos os 10 mandamentos da beleza.) Se quiserem, podem até parar de ler o artigo, pois já está tudo dito.

Aliás, vou reformular: todo o indivíduo tem o dever e a obrigação de cuidar da sua pele, fazendo todas as noites a correta e devida limpeza, escolhendo os respetivos produtos, consoante esteja ou não maquilhado e que sejam adequados ao seu tipo de pele.

Provavelmente esta nova redação foi um tanto ou quanto confusa, mas passo a explicar:

A pele deve ser limpa todas as noites antes de dormir, porque é durante a noite que as células se regeneram. Para que esse “processo noturno” seja bem sucedido, a pele deve estar livre de impurezas. Ora, não é apenas a maquilhagem que “suja” o rosto. O suor libertado no nosso dia a dia e a poluição a que não conseguimos fugir atacam a nossa pele e impedem os poros de respirar em pleno. Pelo que, mesmo as pessoas que não usam maquilhagem devem preocupar-se com a limpeza facial.

E é aqui que está o busílis. Pois, se o que acabei de dizer não é novidade para a maioria dos meus leitores, já a escolha do produto indicado pode ser mais difícil para muitos. Pois, certamente, a maioria me diria (especialmente os que não usam maquilhagem) que usa o gel de banho, ou até mesmo o sabonete das mãos para esse efeito. Surpreendidos? Não estejam. É verdade. Muita gente descura este assunto e não usa os produtos corretos na hora de lavar/limpar/desmaquilhar o rosto.

Então, vamos lá por uma ordem no tema, para nos entendermos:

  • Maquilhagem sempre?
    • Sim, claro.
    • Para mim, não. Obrigada/o
    • Eu cá, só às vezes.

Ora bem, seja qual for a sua opção, que eu aceito sem julgar, a minha resposta é a mesma: V. Exa. tem que lavar ou limpar ou desmaquilhar o rosto à noite antes de dormir. Pelas razões que já expliquei.

Existem no mercado diversos produtos, que variam conforme a preferência de cada um e o seu tipo de pele.

– Há produtos em gel, ou espuma para usar com água;

– Há leites para usar com algodão;

– Há toalhitas muito práticas, especialmente se estivermos com alguma preguiça;

– Etc.

Há uma vasta oferta destes produtos para os vários tipos de pele e para os vários tipos de carteira. Pelo que não há razão para dizerem que não encontram o que precisam.

No que me diz respeito, prefiro os desmaquilhantes que se usam com água e de preferência em gel. Gosto da sensação de lavar a cara. Não digo que sejam mais ou menos eficazes, porque é mesmo uma questão de preferência.

Aqui há uns meses, circulava uma notícia sobre uma jornalista que fez uma experiência e esteve um mês sem se desmaquilhar. Aplicava a maquilhagem todos os dias, apenas produtos de boa qualidade, conforme divulgou e não se desmaquilhava à noite, limitava-se a lavar o rosto no banho. Como é óbvio, o resultado foi desastroso. A pele envelheceu 10 anos, tornando-se ressequida e cheia de manchas, entre outras mazelas, segundo consta. (Não entendo como alguém se pode submeter a uma experiência, cujo resultado já era sabido antes mesmo de a fazer, mas enfim.)

Por outro lado, parece-me evidente que não nos vão aparecer rugas, ou outras maleitas da noite para o dia, se não nos desmaquilharmos uma ou outra noite. Apesar de eu ser terminantemente contra, atenção! Mesmo que seja só quando o rei faz anos. Mas, a verdade é que hoje em dia, os produtos de maquilhagem são submetidos a todo o tipo de testes para reduzir ao máximo a sua toxicidade. Pelo que não é uma noite que nos vai “envelhecer 10 anos, ou 1”. Porém, se pensarem assim, não se desmaquilham uma vez e depois outra, depois outra… e depois quando se aperceberem do erro já é tarde.

Pelo que, resumindo e concluindo, este ritual deve, como disse ser diário e, portanto não é demais repetir este mandamento: Todo o indivíduo que se maquilha tem o dever e a obrigação de se desmaquilhar!

Classificar

Etiquetas:



'Importância da desmaquilhagem' sem comentários

Escreva um primeiro comentário!


Quer deixar o seu comentário?

O seu email não será publicado.


Para mais informação contacte para o email cristina@vaidadesempreconceito.com