
Filho és pai serás
Filho és pai serás
Filho és, pai serás, assim como fizeres, assim acharás
Hoje lembrei-me deste provérbio / fábula e de o ouvir contar à minha avó, que igualmente me contou uma “história” ocorrida “numa ocasião”, pois era também com “uma ocasião”, que começavam todas as suas histórias.
Então, reza assim a história:
“Uma ocasião, numa terra muito distante, um filho levou o seu velho pai para o cimo de uma montanha, para ali ficar sozinho à morte, como era hábito fazer-se com os velhos daquela terra, que já não podiam trabalhar.
Antes de abandonar o pai, o filho deu ao velho uma manta para se abrigar do frio.
O idoso e choroso pai perguntou ao filho se trazia uma faca consigo.
O filho respondeu: Tenho sim, meu pai. Para que a quer?”
– É para cortar a manta ao meio. Guarda a outra metade para ti, para usares quando o teu filho te trouxer para este lugar…
Filho és, pai serás; assim como fizeres, assim acharás.”
O filho refletiu naquelas palavras, abraçou arrependido seu pai e tomou-o às costas de volta para casa, para cuidar dele até à hora da sua morte, acabando para sempre com o terrível costume daquela terra.”
Filho és, pai serás; assim como fizeres, assim acharás.
Neste dia do pai, vamos todos a refletir nestas palavras e homenagear nossos pais e avós e lembrar-nos que este costume não existia apenas naquela terra distante, nem era apenas dos tempos de antigamente, pois, na nossa terra, nos nossos dias também se faz e são precisamente os idosos que mais sofrem com o abandono.
Já agora, vale a pena pensar nisto.
Feliz dia do pai.
'Filho és pai serás' sem comentários
Escreva um primeiro comentário!