castanha6-900_600

Benefícios das castanhas

Benefícios das castanhas

Em dia de São Martinho, parece-me oportuno falar de castanhas.

Haverá alguém que fique indiferente ao cheirinho de castanha assada, que por esta altura inunda as nossas ruas e tantas casas por este país fora?

Apesar do cheiro característico que se sente ao longe e que faz crescer água na boca, há muitas pessoas, que não obstante se sentirem tentadas, resistem-lhes porque têm a ideia de que a castanha é um alimento proibido, do qual têm que se manter longe, para não terem nenhum desentendimento com a balança.

Porém, por ser rica em hidratos de carbono complexos como o amido, a castanha é uma boa fonte de energia e, surpresa das surpresas, tem menos calorias do que outros frutos secos, que geralmente são consumidos sem remorsos, como, por exemplo, a amêndoa.

É evidente que, como em tudo na vida, moderação é a palavra de ordem. Como tal, abusos, só hoje, que é São Martinho. Nos outros dias, aconselho os meus caros leitores a contentarem-se com 2 ou 3 (se é que isso é possível.)

Outra vantagem da castanha é que a sua confecção não dá muito trabalho, nem requer muita técnica e pode ser consumida das mais variadas formas. Talvez a mais conhecida e apreciada seja a castanha assada: “Quem quer quentes e boas?” Mas, pode igualmente ser consumida crua, cozida, como acompanhamento de pratos e ainda em purés ou reduzida a farinha.

Além da satisfação que o seu consumo nos dá, por serem apetitosas, as castanhas consumidas com moderação, trazem benefícios não só à saúde, mas também à nossa beleza.

As castanhas são ricas em gordura saudável; têm funções antioxidantes; deixam a pele e o cabelo mais bonitos e saudáveis e ainda atrasam o envelhecimento das células causado pelos radicais livres.

  • Quem diria? Estão a pensar os meus caros leitores.
  • É verdade. É um alimento a incluir nas nossas vidas. Pelo menos no outono, que é um fruto da época.

Para terminar em beleza, deixo-vos uma receita de castanhas assadas no forno:

  • Limpem as castanhas para tirar o pó;
  • Façam um corte um pouco a baixo da parte mais clara, quase a meio (é muito melhor desta forma do que de lado);
  • Distribuam diretamente as castanhas pelo próprio tabuleiro do forno;
  • Salpiquem-nas com uma mão de sal;
  • Borrifem-nas com algumas gotas de água;
  • Levem-nas ao forno a 180 graus durante 40 a 45 minutos, podendo variar consoante o tamanho da castanha (a temperatura é muito importante. Se aquecerem de mais o forno, as castanhas vão ficar secas e duras e ninguém conseguirá comê-las. Já me aconteceu!)
  • Tirem a casca enquanto quentes;
  • Acompanhem com jeropiga.

Bom São Martinho a todos.

Classificar

Etiquetas:



'Benefícios das castanhas' sem comentários

Escreva um primeiro comentário!


Quer deixar o seu comentário?

O seu email não será publicado.


Para mais informação contacte para o email cristina@vaidadesempreconceito.com